top of page

Disponibilização da Service Release 9



A Cegid informa que foi disponibilizada a Service Release 9 do Cegid PRIMAVERA v10.10 que, além de entregar um conjunto de correções e melhorias, inclui um conjunto de atualizações legais e fiscais, a resposta a diversos pedidos do mercado, o incremento de produtividade em vários cenários e novas funcionalidades de extensibilidade.

Entre as novidades, destacam-se:


1. Novo modelo de retenções na fonte de IRS - taxa marginal (PT): Com a aprovação do Orçamento do Estado para 2023, a partir de 01/07/2023 entrará em vigor um novo Modelo de Retenção na Fonte (taxa marginal) e as novas tabelas de retenção na fonte.

Assim, a partir de 1 de julho todas as organizações devem obrigatoriamente utilizar o novo Modelo, sendo possível utilizá-lo antes dessa data. Neste cenário, o ERP permite a ativação deste Modelo a partir da Service Release 9.


2. Conclusão do mecanismo de comunicação e-DIC da Contribuição sobre embalagens de utilização única (PT): A contribuição sobre embalagens de utilização única está abrangida pelas mesmas regras de aplicabilidade dos Impostos de Introdução no Consumo. Nesse sentido, também é necessário proceder à comunicação trimestral da declaração à Autoridade Tributária com todos os documentos onde sejam transacionados este tipo de artigos.

Nesta versão do ERP foi concluído o âmbito funcional previsto para suportar da melhor forma o cumprimento desta obrigação legal.


3. Melhorias no Tratamento das Comissões Bancárias: Foram realizadas diversas melhorias à funcionalidade das Comissões Bancárias para contemplar o seu tratamento nos diversos tipos de operações, nomeadamente, nos pagamentos eletrónicos.


4. Disponibilização do método de Autenticação Moderna no envio de emails (OAuth): Está agora disponível o método de autenticação moderna (OAuth) para os fornecedores Google Gmail e Microsoft (Outlook).


5. Gestão de Permissões para as URLs da Web API: Para aumentar o nível de segurança na utilização dos serviços da Web API, nomeadamente em ambientes SaaS, foi implementado um novo mecanismo de segurança que permite definir as permissões de acesso a todos os serviços da WebAPI, por perfil de utilizador.

Conheça em pormenor todas as novas funcionalidades e melhorias de Recursos Humanos, Inventário, Finanças, Produção, Construção, Logística e da própria plataforma no artigo de novidades.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cegid Docs

O Cegid Docs é uma ferramenta 100% cloud, direcionada tanto para Escritórios de Contabilidade como para Empresas, com a missão de libertar as organizações do papel e otimizar a gestão documental. Com

Cegid Primavera (PT) - Gratificação de Balanço

O Orçamento do Estado (OE) para 2024, aprovado pela Lei n.º 82/2023, de 29 de dezembro, introduziu a possibilidade de isentar de IRS os montantes atribuídos aos trabalhadores a título de participação

bottom of page